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  • Francini Wahlbrink

Melhores práticas de liderança de equipes de vendas

Há muito tempo, o líder de vendas deixou de ser aquele típico ‘’xerifão’’ ou uma pessoa mandona, simplesmente. A evolução da sociedade fez esse tipo de liderança ficar para trás no mercado. E, mais do que nunca, há uma busca constante pelo líder com o perfil gerenciador que seja capaz de compreender os clientes e suas exigências, além de proporcionarem vendas em que o cliente se sinta bem atendido. A seguir, mostraremos as quatro melhores práticas de liderança de times de venda!


Construa metas SMART e motive a equipe a atingi-las A criação de metas claras e atingíveis é uma das melhores maneiras de manter o time de vendas alinhado. Apesar de parecer um clichê, o dinamismo no setor de vendas normalmente é composto por metas muito longínquas e fundadas em dados irreais, o que pode gerar falta de engajamento e deixar a equipe estagnada. A solução é utilizar o método SMART, que cria as metas se baseando nos cinco pilares: específico, alcançável, mensurável, relevância e temporal. Fomente a troca de informações e a criação coletiva Estimular a cooperação é uma das melhores maneiras de unir o time para um propósito em comum, que pode ser feito por meio da criação coletiva e compartilhamento de informações. Um trabalho colaborativo torna o ambiente da empresa mais leve e permite uma melhor experiência para o cliente durante o atendimento. Então, busque ferramentas participativas em que ocorra uma troca de informações no processo de vendas, que vai lhe trazer maior produtividade e, consequentemente, clientes mais felizes. Não abra mão da tecnologia como ferramenta no processo de vendas Apostar suas fichas em tecnologias que simplificam os processos na empresa é muito importante para engajar a equipe de vendas. Em um universo conectado como o nosso, manter tarefas monótonas e burocráticas sob a responsabilidade da equipe de vendas, além de limitar o potencial do grupo, é contraproducente. O mercado traz diversas soluções automatizadas e programadas para contribuir com a produtividade do negócio, como os softwares de CRM e vendas. Por meio de um software de CRM, fica mais fácil automatizar processos burocráticos, integrando todas as etapas do funil de vendas como preenchimento de relatórios e planilhas. Você otimiza o tempo e desse modo o seu time pode utilizar a tecnologia como fonte de dados sobre o caminho percorrido pelo cliente no processo da compra, como pilar para as tomadas de decisões mais estratégicas e alinhadas com os interesses do consumidor. Mantenha ativa a rotina de feedbacks O feedback interno é tão eficaz como o feedback do cliente em uma empresa. Por meio do feedback há uma melhoria no processo de vendas, pois ela estimula o aperfeiçoamento de práticas rotineiras e atitudes dos vendedores. A rotina de feedbacks pode ainda ser transportada para o exercício da rotina da equipe home office, seja por meio de repasses periódicos, reuniões virtuais, ou até via e-mails de report. Portanto, seguindo as melhores práticas de liderança, o líder consegue desempenhar a sua função da melhor maneira possível, mediando gestores, colaboradores e diretores. E aí, gostou de aprender mais sobre as melhores práticas para engajar uma equipe de vendas? Se você quer ter acesso exclusivo e gratuito ao melhor conteúdo em vendas e gestão de equipe, siga o nosso blog e compartilhe o texto com seus amigos!

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