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Como saber se o vendedor esteve presencialmente no cliente para fazer o pedido

Acreditamos que a presença física do vendedor no ponto de venda agrega muito valor a relação comercial entre fornecedor e cliente, e acompanha de perto o que está acontecendo no cliente, exposição, novos movimentos, concorrentes, etc...




Pode ser um grande desafio para o gestor dar conta de administrar uma equipe de vendedores externos, ou vendedores de campo, como também são chamados. Como saber se o vendedor esteve presencialmente no cliente para fazer o pedido?


Acreditamos que a presença física do vendedor no ponto de venda agrega muito valor a relação comercial entre fornecedor e cliente, e acompanha de perto o que está acontecendo no cliente, exposição, novos movimentos, concorrentes, etc...


A resposta para essa pergunta está na tecnologia, que ajuda a trazer respaldo para o vendedor e informações importantes para o gestor da equipe. Vamos ver adiante como o Demander traz essa facilidade, de apresentar as rotas dos vendedores e seu trajeto a cada cliente na geração de pedidos.


Como saber se o vendedor esteve presencialmente no cliente para fazer o pedido?


O primeiro passo do vendedor ao iniciar seu dia de trabalho é bater o ponto (quando aplicável) e ativar o GPS do celular, o qual utiliza para seu trabalho em campo. Depois disso, vai abrir o Demander para acesso à rota e agenda do dia. O gestor, então, passa a ter acesso a todos os passos desse vendedor.


Porém, já que os gestores não podem avaliar todos os vendedores todos os dias, há a opção de fazer check in e check out na visita ao cliente, registrando dia e horário da abordagem. Dessa forma as informações ficam armazenadas no aplicativo e podem ser acessadas depois caso necessário.


O que fazer em caso de indisciplina de vendedores


Entre os recursos do Demander está também o bloqueio na realização de pedidos caso o vendedor não tenha feito o registro da sua localização. Com a ordem de serviço bloqueada, o vendedor acaba sendo obrigado a ativar a localização, diminuindo os problemas de coleta de dados dos locais onde esteve.


Vantagens de registrar informações de campo


A gestão da equipe depende desses dados coletados durante a interação com os clientes, por exemplo, mostrando quanto tempo é gasto em cada parada do vendedor. Avaliando toda a equipe, é possível contabilizar uma média de tempo necessário e avaliar aqueles que estão ultrapassando esse tempo e perdendo em produtividade.


Como ter uma equipe produtiva de vendedores externos


A comunicação do gestor com seus vendedores é essencial para manter a produtividade da equipe. Estabelecer canais de comunicação e reuniões remotamente pode colaborar para ajudar ambos a realizar um bom trabalho. Além disso, criar metas para os vendedores ajuda a motivá-los, colaborando para uma competição saudável e melhores resultados.


Por fim, oferecer recursos para que o trabalho seja bem executado é essencial. Afinal, os vendedores externos acabam por ter demandas muito diferentes, o que resulta em ações específicas para que tenham produtividade. O sistema de check in, localização, rotas e agenda pré-estabelecida são exemplos de ferramentas importantes.


É muito simples saber se o vendedor esteve presencialmente no cliente para fazer o pedido se a sua empresa conta com os serviços do Demander. O aplicativo é responsivo, fácil de manusear e traz todos os recursos necessários para que o vendedor faça a sua venda e tenha produtividade na rota.


Além de, claro, suprir a demanda dos seus gestores, que podem avaliar a equipe e seu nível de produtividade. Assim fica mais simples ter uma gestão comercial eficiente.


Se tem interesse nesses recursos é só entrar em contato conosco para experimentar o Demander. Aproveite para ler as demais publicações do blog!


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