Buscar
  • Francini Wahlbrink

Como escolher os fornecedores ideais para o seu negócio

Um bom fornecedor é essencial para seu negócio. Para garantir que seus produtos ou serviços cheguem com qualidade e agilidade ao consumidor, é preciso partir já lá do início com boas escolhas. Pesquisar, tabelar, participar de feiras e, claro, manter o bom e velho contato com outras pessoas que já fizeram negócio com essas empresas são as principais táticas para encontrar o fornecedor ideal.

Defina suas necessidades Estabelecer quais são suas necessidades é o primeiro passo. De nada adianta partir já para a procura se você ainda não sabe o que é que seu negócio precisa. Alguns pontos a se levar em consideração são: • Quanto tempo posso levar do pedido à entrega; • Quais quantidades vou precisar; • Quanto posso investir; • Quais as possibilidades de pagamento. Existem outros, é claro. Mas com essas informações em mente você já pode começar a estabelecer quais critérios o seu fornecedor precisa atender. Pesquisar os fornecedores Isso não é segredo para ninguém: para conseguir bons negócios é preciso pesquisar. Se vale para as compras do dia a dia, também serve para a escolha de um fornecedor. E hoje o lugar mais fácil de pesquisar é a internet. Fácil, porém nem sempre confiável. Os sites das empresas vão tentar te convencer que ela é a melhor escolha, mas é preciso ter cuidado. Uma boa opção é procurar sites de reclamações para conferir o que andam dizendo do serviço daquela empresa. Estabeleça o networking As feiras são boas oportunidades de encontrar novos parceiros. Lá, fornecedores apresentam suas qualidades e possibilidades. Mas, mais uma vez, é preciso cuidado para não cair numa propaganda enganosa. Um bom jeito de escolher é contar com a experiência de quem já fez negócio com o fornecedor. Conversar com outras empresas, descobrir a reputação daquele empreendimento podem lhe tirar de uma enrascada. Uma indicação pode, às vezes, ser a melhor opção. Conhecer pessoas, fazer contatos, o networking, é essencial para seu negócio. Com as informações em mãos, pode-se montar uma tabela com os dados, preços e reputações de cada fornecedor. Assim, sempre que você precisar terá as informações que precisa com fácil acesso. Tomada de decisão Feitas as consultas a outros empresários, tabelados os contatos, pode-se passar para o momento da decisão. Primeiro refine a lista, diminuindo a uns poucos candidatos e então avalie os prós e contras de cada um. Lembra daquela lista de suas necessidades? É hora de utilizá-la novamente.

É importante contar com a ajuda do seu time neste momento. As diferentes visões e conhecimentos de cada um podem auxiliar na tomada da melhor decisão.

Por fim, considere o pós-venda do fornecedor. Problemas podem acontecer a todos, mas é preciso ser capaz de resolvê-los. Tendo um fornecedor disponível e aberto a atendê-lo, suas dificuldades irão diminuir muito.

Seguindo esses passos, você irá poder tomar decisões com muito mais segurança. E isso se aplica a negócios de qualquer tamanho. Busque sempre o fornecedor com melhor custo-benefício e que mais se adapte às suas necessidades.


Seu bom serviço começa já com um bom fornecedor.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo